Classification scheme

Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos

Available actions

Reader available actions

 

Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos

Description details

Document not available to perform requests.

Description level

Subsection   Subsection

Reference code

PT/AMM/CFLLTV/AMAV-CMAV

Title type

Formal

Production dates

1811-04-06  to  1831-11-15 

Dimension and support

5 registos; 1293 imagens

Producer

Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

Biography or history

O concelho de Arruda dos Vinhos recebeu Foral em 1160, sendo doado por D. Afonso Henriques em 1172 à Ordem de Santiago, doação renovada em 1186 por Sancho I. Essa Ordem militar permaneceu com a posse do senhorio da vila. No mapa de 1811 é já referida como sendo da Coroa. Pertencia à provedoria de Torres Vedras e à comarca do Ribatejo quando esta foi criada (1792). Em 1855 fundiu-se com o concelho de Sobral de Monte Agraço para onde foi transferida, em 1887, a sede do concelho. Em 1890 ambos são restabelecidos. A reorganização de 1895 extingue-os, sendo o de Arruda integrado no de Vila Franca de Xira, mas são restaurados em 1898. Nessa altura a freguesia de Sapataria deixa de integrar este concelho, passando para o Sobral. Arruda dos Vinhos só não terá funcionado como unidade concelhia entre 1895 e 1898 embora já não seja designado dessa forma. Abarcou o espaço do concelho de Sobral de Monte Agraço entre 1855 e 1890.A ausência de documentação anterior a 1811 decorre provavelmente da circunstância das tropas napoleónicas terem destruído os arquivos da vila quando a ocuparam.

Scope and content

Reúne documentação relativa à constituição e regulamentação do munícipio, às actividades administrativas, eleições, serviços financeiros, funções militares, educação, saúde e assistência, obras e urbanismo.

Access restrictions

Consulta presencial e on-line.

Language of the material

Português

Other finding aid

MARIZ, José (coord.) - Concelho de Arruda dos Vinhos. In "Recenseamento dos Arquivos Locais: Câmaras Municipais e Misericórdias”. Vol. 1 - Distrito de Lisboa. Lisboa: Ministério da Cultura/Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Inventário do Património Cultural Imóvel, 1995. p. 27-31.

Notes

Os dados que constam nos campos "Datas de produção" e "Dimensão e suporte" referem-se à documentação referenciada no âmbito do projecto.